E o preço dos imóveis, sobe ou desce?
Clique e saiba como está atualmente a situação do mercado imobiliário no Brasil.O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.
Desde 2008 os anúncios de lançamentos imobiliários tornaram-se parte do nosso cotidiano. Em todo lugar que se passava viam-se propagandas em placas, outdoors, panfletos, bandeiras, estandes, jornais, TV, rádio, internet, e-mail, enfim, fomos inundados com tantas unidades lançadas. No início os preços eram atrativos, mas com o passar do tempo subiram consideravelmente, deixando os possíveis compradores mais cautelosos antes de assinar um contrato. Passaram-se 6 anos, e o que mudou?
Atualmente as construtoras e incorporadoras frearam um pouco seus lançamentos. Segundo matéria especial da edição 1065 da revista Exame, as empresas só estão construindo o que ainda está vendendo bem, e em cidades onde a demanda continua existindo.
“Não dá mais para arriscar”, diz Alexandre Vedrossi, diretor da incorporadora da Brookfield.
Os preços elevados dos imóveis também fizeram com que a procura diminuísse consideravelmente. Segundo Pesquisa Imobiliária apresentada pela Exame, e conduzida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), foi feita uma análise em 82 das mais importantes cidades brasileiras, que juntas respondem por 35% da população e metade do PIB brasileiro. O levantamento mostrou que o preço dos imóveis continua subindo no Brasil, em 2013 a média da valorização foi de 12%. Porém, em algumas cidades houve redução nos preços dos imóveis, isso porque onde houve excesso de oferta estão acontecendo reajustes, e o preço passou a acompanhar a evolução da renda e do nível de emprego de cada cidade.
“É o que acontece em mercados maduros. Saímos da fase de euforia e estamos entrando em outra, mais calcada na realidade do país”, diz Eduardo Zylberstajn, pesquisador da Fipe e responsável pelo levantamento.
Imóveis usados também têm alcançado uma valorização considerável, na cidade do Rio de Janeiro valorizou 30% em 2011 e 15% em 2012. Com a preparação da cidade para a Copa do Mundo e Olimpíadas alguns bairros foram revitalizados, valorizando ainda mais os imóveis. No Espírito Santo, mesmo com menos lançamentos as vendas de imóveis cresceram em Vitória de 2011 a 2013.
Com tantos imóveis disponíveis e a redução na procura, as incorporadoras têm feito promoções que vão desde descontos e armários de cozinha, até carros. Com tanta concorrência e opções variadas, as empresas têm buscado se aproximar do cliente, estreitando relacionamento, oferecendo “brindes” e descontos, direcionando a propaganda e trabalhando um bom atendimento.
Existem algumas ferramentas diferenciadas que podem ajudar o corretor e imobiliária a cativar o cliente e se diferenciar no mercado. Utilizar o QR Code na placa do imóvel, direcionando o cliente para a página de detalhes do imóvel no site é uma funcionalidade muito importante e facilita o acesso do cliente. A realidade aumentada, projetando em 3D a perspectiva do empreendimento no terreno também pode ajudar a fechar uma venda. Algumas imobiliárias já utilizam os Drones, que é um tipo de helicóptero, circulando e filmando várias perspectivas do imóvel e do terreno. As Redes Sociais também são uma ótima maneira de atingir o cliente e estreitar relacionamento, mas não se deve descartar o site para expor os imóveis e ampliar a divulgação dos mesmos. Algumas soluções oferecem site + websistema + versão mobile, para que o corretor ou imobiliária possa gerenciar melhor seu negócio. O ville Imob é uma solução que oferece esses recursos, para potencializar as vendas.
Em meio a tantas especulações sobre o futuro do mercado imobiliário não se deve esquecer que o cliente está sempre em primeiro lugar, e, muitas vezes, atendê-lo de forma diferenciada será o fator decisivo para uma excelente venda.
Leslie Bravin
Dpto. Marketing
villevox Comunicação e Marketing Online
Transformando Ideias e Tecnologias em Comunicação
Publicado por: Ville Imob
O texto publicado foi encaminhado por um usuário do site por meio do canal colaborativo Meu Artigo. Brasil Escola não se responsabiliza pelo conteúdo do artigo publicado, que é de total responsabilidade do autor . Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: https://www.brasilescola.com.